terça-feira, 6 de julho de 2010

TEÓLOGOS QUE IMFLUENCIARAM A HISTORIA CRISTÃ

Ao estudar a história da Igreja,vamos nos deparar com vários nomes que se destacaram no centro do cenário das discursões teológicas. Dentre os quais relacionamos abaixo os mais conhecidos.

1. Agostinho (354 – 430)

Foi um dos maiores teólogos da historia da igreja. Influenciou mito a igreja ocidental, contribuindo para o melhor entendimento da doutrinas acerca da trindade, do pecado, da predestinação e da igreja.

2. Thomas de Aquino (1225 – 1274)

Teólogo e monge Italiano da era medieval. Uma de suas maiores contribuições foi debate teológico exaustivo das cinco maneiras (provas de comprovar a existência de dês.

3. Jacó Armínio (1560 – 1609)

Teólogo e pastor holandês. Desenvolveu o sistema teológico em relação às idéias calvinistas, a respeito da predestinação. Ao contrario do que ensina s luteranos e calvinistas de que a predestinação é um ato incondicional de Deus ao eleger o individuo para a salvação.

Armínio ensinava que a predestinação tinha por base a presciência de dês, o qual sabe se um indivíduo aceitaria ou rejeitaria livremente a Cristo teológico

4. João Calvino ( 1509 – 1564)

Grande teólogo e estudioso da reforma. O cerne do pensamento de Calvino, foi a cerca soberania de Deus. Os princípios calvinistas mais importantes, são: Depravação total do homem, eleição incondicional, expiação limitada, graça irresistível e preservação dos santos.

5. Atanásio – (296 – 373)

Apologista e teólogo da igreja primitiva. Sua contribuição maior foi a sua posição contra a heresia do arianismo, muito comum em sua época. Segundo o arianismo, Cristo não era plenamente divino. Para ele, Cristo foi apenas um grande homem. O ensino do arianismo, foi reconhecido Omo herético no concilio de Nicéia em 325 d. C.

6. Karl Barth – (1886 – 1968)

Foi m dos mais influentes teólogos do século XX. Considerado o Pai da neo-ortodoxia ou teologia dialética. Ele é conhecido por três contribuições principais.
1. A imanência de Deus;
2. Entendia que a verdade surge do choque de idéias antagônicas finito versos infinito, eterno versos temporal, Deus versos humano;
3. Colocava Cristo no centro de sua teologia, revertendo a teologia liberal que era centralizada no homem.

7. Emil Brumner – (1889

Teólogo suiço de grande influência, que junto de Karl Barth, está relacionado ao movimento chamado de neo-ortodoxia ou teologia dialética. Brunner, em sua posição, nega a existência de Deus, bem como a identidade de Cristo.– 1966)

8. Dietrich Bonhoeffer – (1960 – 1945)

Foi um teólogo alemão que durante a segunda guerra mundial, tomou parte na resistência ao governo nazista. Ele não conseguiu concluir o seu pensamento.

9. Paul Tillick (886 – 1865)

Foi um dos grandes teólogos protestantes do século XX, desenvolveu uma teologia filosofia para reagir à cultura moderna e interagir seriamente com ela.

10. Reinhold Niebuhr (1892 – 1971)

Uma das vozes mai proeminentes da teologia americana, em meados do século XX. Lutou contra o liberalismo, concentrando-se na antropologia cristã.

Fonte:
Módulo de Introdução a Teologia do IBETEO.
HORDERN, William E. Teologia Contemporânea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção!